O Vento e o Sol | Fábula de Esopo

2 set

O SOL E O VENTO

O vento e o sol estavam disputando qual dos dois era o mais forte.

De repente, viram um viajante que vinha caminhando.

– Sei como decidir nosso caso. Aquele que conseguir fazer o viajante tirar o casaco, será o mais forte. Você começa!- propôs o sol, retirando-se para trás de uma nuvem.

O vento começou a soprar com toda a força. Quanto mais soprava, mais o homem ajustava o casaco ao corpo. Desesperado, então o vento retirou-se.

O sol saiu de seu esconderijo e brilhou com todo o esplendor sobre o homem, que logo sentiu calor e despiu o paletó.

Moral da história:

A bondade e a amabilidade são sempre mais fortes que a fúria e a violência.

301px-Diego_Velasquez,_Aesop

Sobre o autor.: Esopo foi um escritor da Grécia Antiga a quem são atribuídas várias fábulas populares. A ele se atribui a paternidade da fábula como gênero literário.

Malgrado sua existência permaneça em dada medida incerta e pouco se saiba quanto à origem de várias de suas obras, seus contos se disseminaram em muitas línguas pela tradição oral. Em muitos de seus escritos, os animais falam e têm características humanas.

____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Copyright -Todos os Direitos Reservados Proibida cópia para fins comerciais. Para cópias sem fins comerciais, favor citar a fonte e o nome da autora.

4 Respostas to “O Vento e o Sol | Fábula de Esopo”

  1. heltonbiker setembro 1, 2016 às 2:36 pm #

    Conheço uma versão alternativa, em que o vento é o único protagonista. Quando ele decide parar de soprar sobre o homem, e resolve soprar a nuvem que está na frente do sol, então ele consegue que o homem tire o casaco.

    • kekechrys setembro 2, 2016 às 3:24 pm #

      Bacana! O importante mesmo é achar outras alternativas antes de “ferir” diretamente alguém. Pra tudo tem um jeito ;). Obrigada pela mesg e participação. Abs, Kelly Chris. Campolongo

  2. Gil Teixeira setembro 6, 2018 às 5:57 pm #

    O Vento foi um pedacinho burrinho… Se o desafio tivesse sido continuar com o casaco vestido o Sol não teria tido hipótese. (Outra) Moral da história: Não faças desafios palermas. Obrigado pelo seu blogue e pela qualidade dos trabalhos publicados. Gil Teixeira, Lisboa, Portugal

Deixe um comentário